Catálogo do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2008 / 2010

FUNARTE- Fundação Nacional de Artes ,
25 March 2013, Brazil

Programa viabilizou centenas de projetos, de variados segmentos das artes.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) disponibilizaram o acesso ao Catálogo do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. A publicação abrange desde o ano de 2008 – quando foi criado o programa – até 2010. Ela registra exposições, espetáculos, intervenções urbanas e rurais, livros, filmes e CD s, feitos a partir da iniciativa.

Realizado por meio de edital público, o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura viabiliza projetos dos mais variados segmentos artísticos, em todo o país. Estas organizações são apoiadas pelo MinC, por suas ações de impacto social e cultural, nas comunidades a que pertencem. Os projetos premiados possibilitam a participação dos moradores destes locais, com repercussões em seu cotidiano.

As propostas selecionadas são preferencialmente dirigidas a locais fora da região onde os artistas vivem. O objetivo é que eles produzam em contextos diferentes dos seus e que entrem em contato com a riqueza da diversidade cultural do país, em suas cinco regiões – sempre integrados aos Pontos de Cultura.

Além de ter foco na criação, o Interações Estéticas promove a experimentação, a reflexão crítica, a troca de conhecimentos e de metodologias, através de encontros, residências, oficinas, seminários e diversas ações do gênero. Elas envolvem artistas e público. O programa tem como proposta, ainda, romper os limites socialmente estabelecidos entre as artes consagradas e a cultura popular.

Até 2010, O Prêmio Interações Estéticas possibilitou a realização de projetos de 357 artistas. O investimento, até então, foi de R$ 11 milhões. O edital foi lançado novamente, em 2012, com o nome de Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura e contemplou mais 52 trabalhos, com bolsas de R$ 50 mil cada um. As seleções dos editais ficam a cargo de comissões, compostas por especialistas de diversos setores da arte.

 

http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/publicado-o-catalogo-do-premio-interacoes-esteticas-residencias-artisticas-em-pontos-de-cultura-20082010/