Statistics of Brazilian Creative Economy

Ministério da Cultura,
30 January 2012, Brazil

Mensurar os números e dados sobre a cultura brasileira é um dos objetivos da Secretaria da Economia Criativa, em estruturação no Ministério da Cultura. Para isso, a partir desta segunda-feira, 30, está sendo realizada, na sede do MinC, em Brasília, a 2ª oficina, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a construção da Conta-Satélite da Cultura. Os trabalhos se estendem até a terça-feira, 31.

A secretária Cláudia Leitão abriu os trabalhos lembrando que, desde sua chegada ao MinC, em fevereiro de 2011, a equipe identificou a necessidade de retomar o diálogo com o IBGE. “Apesar do processo ser lento, a construção da Conta Satélite da Cultura é de extrema importância para a criação de políticas públicas para o setor, bem como para a economia criativa do país”, afirmou.

Um passo importante

Rebeca Palis, da Diretoria de Pesquisas do IBGE, explicou que todas as  contas-satélites que a instituição faz são formadas por grupos multidisciplinares, com economistas, profissionais da cultura, dentre outros. “Essa oficina é importante para as pessoas, sobretudo do setor cultural, entenderem o que são as contas nacionais para podermos construir juntos a Conta Satélite da Cultura”. Ela disse que o processo é de médio a longo prazo para conclusão, porém é possível ir conhecendo os produtos intermediários, como por exemplo, quanto pesa as atividades típicas de cultura na economia: “Olhar o setor nos mínimos detalhes demora alguns anos”, disse Rebeca.

Para o professor Paulo Miguez, que também colabora na construção da conta satélite, este trabalho reflete a continuidade: “Esse acordo de cooperação técnica com o IBGE é um desdobramento natural desse acordo, não é um processo rápido, mas seguramente vai levar o Brasil a dar um passo muito importante para mensurar seus bens culturais”.

A primeira oficina aconteceu em novembro de 2011. Esta segunda etapa aqui em Brasília será finalizada amanhã, 31, mas na próxima semana haverá outro encontro, desta vez no Rio de Janeiro. A expectativa é que o acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cultura e o IBGE para construção da Conta Satélite da Cultura seja assinado ainda no primeiro semestre de 2012.

Definição

As contas-satélites são uma extensão do Sistema de Contas Nacionais (SCN). Elas foram criadas para expandir a capacidade de análise das Contas Nacionais sobre determinadas áreas, como a cultura, por exemplo. As contas-satélites sistematizam informações sobre as atividades econômicas relacionadas aos bens e serviços de cultura, como emprego, investimentos e consumo de bens e serviços.

Esse tipo de análise é fundamental tanto para o conhecimento da estrutura produtiva e da dinâmica do setor – incluindo seu financiamento, interrelações com o resto da economia e destinação dos bens e serviços produzidos – quanto para a formulação e implementação de políticas com vistas ao aumento da eficiência na aplicação dos recursos públicos e à melhor distribuição dos bens e serviços culturais a artistas, produtores e à população.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/30/conta-satelite-da-cultura/