Fórum Social Mundial

Ministério da Cultura ,
25 March 2013, Brazil

MinC vai apresentar as políticas culturais brasileiras construídas com participação da sociedade

Nesta quinta-feira (28), o secretário substituto da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, vai mostrar no Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia, como as políticas culturais brasileiras foram resultado do envolvimento direto da sociedade.

O Fórum Social Mundial 2013 é um encontro de troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações sociedade civil que acontece até sábado (30) em Túnis.

Dentre as políticas que serão apresentadas pelo MinC estão o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Vale-Cultura e o Programa Cultura Viva.

O tema da exposição do MinC é “Processos Participativos na Construção de Políticas Culturais Brasileiras”, a partir dos principais dispositivos participativos: conferências de cultura (municipais, estaduais e nacionais) para elaboração do Plano Nacional de Cultura (PNC); consultas públicas online, quando foram debatidos o Marco Civil da Internet, a reforma da Lei de Direito Autoral e o PNC; Conselho Nacional de Políticas Culturais, com debates em torno dos planos setoriais e metas do PNC. São ações que têm por diretriz a inclusão social, democratização e participação da sociedade brasileira.

 

http://www.cultura.gov.br/site/2013/03/25/forum-social-mundial-2/