III Encontro Funarte de Políticas para as Artes começa em Sergipe sua agenda nacional

FUNARTE- Fundação Nacional de Artes ,
01 April 2013, Brazil

Programação itinerante começa dia 11 de abril, em Aracaju, juntamente com premiação simbólica do Edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco.

Encontro inclui, de início, seis estados, de três regiões do país

No dia 11 de abril, quinta-feira, das 8h às 14h, em Aracaju (SE), no Museu da Gente Sergipana (Centro), começa o Encontro Funarte de Políticas para as Artes. A terceira edição do evento tem uma novidade: ele será estendido às diversas capitais das cinco regiões do país. Os estados de Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo serão os primeiros a serem alcançados. As demais regiões, norte e centro-oeste, receberão o Encontro em etapa posterior.

Os temas desta primeira rodada rodada são: Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco e Políticas para o teatro.  Também está programado, na mesma data e local, o evento de premiação simbólica dos contemplados do Microprojetos em Sergipe. Realizado por edital, o programa é executado pelo Ministério da Cultura/Funarte, dirigido para o fomento a projetos culturais de baixo custo. O objetivo da versão mais recente, lançada em 2011, é incentivar jovens artistas e produtores, residentes na região da Bacia do Rio São Francisco.

Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões com participação da sociedade. Ele tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional. Isto é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.

O tema do III Encontro, “Diálogos, territórios e conjunturas”, foi criado a partir dos debates, nas edições anteriores do evento. Neles, a Funarte detectou a necessidade de ampliar cada vez mais o campo de discussões e, ao mesmo tempo, aumentar redes de contatos, construindo novas articulações. Por isso, em 2013, o Encontro será realizado em todas as regiões do país. Ele terá parcerias com representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte, e com secretarias estaduais e Municipais de Cultura.

Com esta iniciativa a Fundação Nacional de Artes dá continuidade à sua política de diálogo ampliado com a sociedade. O Encontro trará para o debate diferentes perfis de pessoas que, de forma democrática, vão promover uma reflexão importante para a formulação e aperfeiçoamento da política nacional para a atividade artística.

As inscrições serão feitas no local do evento, na data de sua realização.

 

http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/iii-encontro-funarte-de-politicas-para-as-artes-tem-agenda-nacional-itinerante/