Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas recebe 113 projetos para avaliação do financiamento para ano económico 2018

Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Cape Verde,
24 November 2017, Cape Verde

No âmbito da abertura do lançamento do edital de candidaturas para o financiamento dos projetos para o ano 2018, cujo intuito é financiar projetos culturais vindos da sociedade civil e de criadores e dando seguimento ao primeiro edital lançado no ano anterior (2016), o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) anuncia que foram entregues 113 projetos.

Para o ano económico 2018 e enquadrado no Programa do Governo para a IX Legislatura que colocou a cultura no centro de políticas ativas de criação de emprego e de novas oportunidades para os jovens e criadores cabo-verdianos, este edital priorizou os financiamentos para as áreas de Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas), Artesanato (exposições e ateliês), Dança (espetáculos individuais ou de grupos e projetos de internacionalização), Design e Moda (apresentação de coleções individuais e coletivas, workshops, formação e feiras de moda), Música (concertos individuais e de grupos) e Teatro (espetáculos, peças de autores cabo-verdianos, itinerância e internacionalização).

Dos 113 projetos recebidos no Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a maioria é de iniciativa privada. Mas também deram entrada projetos de associações e das câmaras municipais e outros de nível internacional, para a promoção da música e dança de descendentes cabo-verdianos.

A ilha com maior entrada de projetos foi Santiago com 20 projetos sendo 1 na categoria Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas), 1 na categoria Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) + artesanato, 1 na categoria Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) + artesanato + música, 1 artesanato + dança + música, 1 artesanato + dança + música + teatro, 1 artesanato + dança + música + design de moda + artes plásticas, 1 artesanato + design + moda, 1 artesanato + design + moda + música, 1 artesanato + música, 1 dança + design e moda + música + teatro, 1 dança + música, 1 artesanato + música + teatro, 1 design de moda + artes plásticas, 1 fora do âmbito do edital.

A segunda ilha com maior número de entregas de projeto foi a ilha de São Vicente com 14 sendo 2 na música, 2 de teatro, 3 artesanato, 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas), 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) + teatro, 1 artesanato + música, 1 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) + dança + música + teatro.

Da ilha do Sal foram entregues no total cinco projetos, sendo 1 na categoria música, 1 no teatro, 2 na dança e 1 dança + música.

Illha do Maio deu entrada 4 projetos, sendo 2 na categoria música, 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) + fotografia + artesanato + música + teatro e 1 que está fora do âmbito do edital.

Ilha Brava também deram entrada 4 projetos, sendo 1 na música, 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas), 1 na dança e 1 no teatro. Já da ilha de Santo Antão deram entrada 3 projetos, sendo 1 na música, 1 na dança + música + teatro e 1 fora do âmbito do edital.

Fogo também foi a ilha que entregou 3 projetos, sendo 2 música e 1 de dança + música. Da ilha de São Nicolau chegaram 2 projetos, sendo 1 na música e 1 Artes Plásticas, Artes Visuais e Fotografia (exposições artísticas e temáticas) e por fim a ilha da Boa Vista com apelas 1 projeto na área da música.

Da diáspora chegaram 2 projetos, sendo 1 da América do Sul na categoria música + dança e 1 da Holanda categoria música.

De informar também que 10 projetos que foram entregues, não constam a ilha ou município onde se pretende realizar a atividade cultural.

Os projetos que deram entrada no âmbito do edital de candidatura de financiamento de projetos para o ano económico 2018 são relativamente a festivais de dança, festivais de música, festivais de teatro, concurso de vozes, exposições, projetos de inclusão social e concertos, sendo neste último item com uma proposta que explora a história e origem das danças tradicionais, com realce para o batuco. De Cabo Verde apenas 14 municípios concorreram neste edital.

O edital de candidaturas para o financiamento dos projetos para o ano 2018 tem por objetivo estimular áreas muito específicas e direcionar os recursos do estado de forma mais eficiente e de encontro com as expetativas regionais e locais de uma programação de qualidade e voltada para o aumento do consumo da arte e da cultura nas comunidades.

A candidatura para o ano económico de 2018 foi aberto no início do mês de setembro e foi encerrada a 31 de outubro.

https://www.facebook.com/notes/minist%C3%A9rio-da-cultura-e-das-ind%C3%BAstrias-criativas/minist%C3%A9rio-da-cultura-e-das-ind%C3%BAstrias-criativas-recebe-113-projetos-para-avalia/1593589147345993/