Brasil e Portugal lançam Prêmio Monteiro Lobato de Literatura

Ministério da Cultura, Brazil,
05 May 2017, Brazil

O Ministério da Cultura, em parceria com o governo português, lançaram, nesta sexta-feira (5), durante a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA), o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude. A premiação tem paralelo com o já tradicional Prêmio Camões de Literatura, mas será destinada exclusivamente a autores que publiquem livros voltados ao público formado por crianças e adolescentes.

Ainda não há definição em relação ao valor pecuniário do prêmio. A primeira edição deve acontecer já no próximo ano. "O Prêmio Monteiro Lobato foi criado justamente a partir dos moldes do Prêmio Camões. Sem dúvida, será algo importante e que merece ser reverenciado por todos nós", endossou Freire.   

"Estamos muito satisfeitos por termos chegado a esse acordo em relação ao Prêmio Monteiro Lobato. Para nós, em Portugal, também é um motivo de muita satisfação", o ministro português.

A assinatura do protocolo de criação do prêmio também contou com a presença da deputada federal Pollyana Gama (PPS-SP), ex-vereadora em Taubaté (SP), cidade onde nasceu Monteiro Lobato.

Assim como no Prêmio Camões, a comissão julgadora do Monteiro Lobato será composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa. A premiação vai consagrar, a cada dois anos, um escritor e um ilustrador de livros de língua portuguesa para a infância e a juventude.

A ideia da premiação surgiu durante a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e XII Cimeira Brasil‐Portugal, realizadas em Brasília, em novembro de 2016. Na ocasião, os governos de Brasil e Portugal acordaram viabilizar meios para a criação de prêmio.

Incentivo à leitura

"O Prêmio Monteiro Lobato terá um significado importante porque os autores infanto juvenis têm um papel fundamental na difusão do hábito da leitura. Você só tem um povo com maior leitura se o hábito de ler começar na infância. Temos que valorizar os autores que focam suas obras neste público", afirma o ministro da Cultura, Roberto Freire.

A promoção e divulgação do Prêmio ficará por conta de um Secretariado, que será integrado, pela parte brasileira, pela Fundação Biblioteca Nacional, e, pela parte portuguesa, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em articulação com o Gabinete de Estratégia, Planejamento e Avaliação Culturais. Além disso, haverá um júri, que será composto por dois representantes de Portugal, dois do Brasil, e um representante dos demais Estados-membros da CPLP.

Monteiro Lobato

A premiação faz homenagem a um dos maiores escritores brasileiros, considerado o pai da literatura infantil e juvenil, Monteiro Lobato (1882-1948).   Entre as obras do escritor, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, estão "Reinações de Narizinho" (1931), "Caçadas de Pedrinho" (1933) e "O Pica-pau Amarelo" (1939). 

CPLP

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A CPLP constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura no âmbito cultural. 

http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/brasil-e-portugal-lancam-premio-monteiro-lobato-de-literatura/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo