Artistas elogiam Prêmio Culturas Populares

Ministério da Cultura, Brazil,
06 June 2017, Brazil

O Edital Culturas Populares Leandro Barros de Gomes, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) nesta segunda-feira (5), irá premiar, com R$ 10 mil, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras. Para mestres, grupos e comunidades que fazem cultura popular no País, o edital representa não apenas uma oportunidade financeira, mas uma valorização de seu trabalho e a possibilidade de divulgá-lo.

Presente ao evento de lançamento do edital, Ione Severo, diretora da cordelteca Leandro Gomes de Barros, em Pombal (PB), cidade natal do poeta paraibano, comemorou a iniciativa. "O edital é uma forma de incentivar práticas e projetos de cultura popular, que é uma expressão que mostra muito de nossas origens, em todos os estados brasileiros", afirmou Ione. "A homenagem a Leandro Barros de Gomes, para nós, militantes da cultura popular, é importante porque incentiva a produção e a divulgação da produção da cultura popular brasileira já existente", destacou.

Ione Severo pesquisa a vida e obra de Leandro Barros de Gomes há vinte anos. A cordelteca abriga cerca de 1,3 mil folhetos de cordel de poetas nordestinos que se inspiraram no chamado "Príncipe dos Poetas". "Achei uma iniciativa muito boa porque Leandro Gomes de Barros estava esquecido", afirmou. "Se não fosse todo um trabalho dele com o cordel, não teríamos notícia desse tipo de literatura. Foi o maior divulgador de cordel", completou.

A pesquisadora destacou que o cordel teve papel importante na alfabetização de muitas pessoas que moravam longe dos grandes centros. Além disso, funcionou, por muito tempo, como jornal. "Gomes soube aliar seu ofício de escrita e de cordelista à grande história da leitura. Foi um grande incentivador da poesia popular", contou.

Também presente à cerimônia de lançamento, Aparecida Teixeira de Fátima Paraguaçu, representante da região Centro-Oeste no Colegiado Nacional de Culturas Populares do MinC, considerou o edital uma conquista. "É uma forma de dar visibilidade para mestres e de valorizar o trabalho desses fazedores de cultura popular", afirmou. "Nasci em Santa Cruz de Goiás (GO), município que respira cultura popular e sei da importância disso", acrescentou.

O edital

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram. Cada iniciativa selecionada receberá R$ 10 mil.

Inscrições

Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb, disponível na página eletrônica http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.

Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida para o endereço especificado no edital.

Para auxiliar candidatos a participarem da seleção, o MinC promoverá oficinas gratuitas e abertas ao público. Assim que as datas e locais forem definidos, o calendário será publicado no site do Ministério da Cultura.

http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/artistas-elogiam-premio-culturas-populares/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo-dia-a-dia-da-cultu