Programa Brasil Arte Contemporânea: Ministro da Cultura designa os membros do Comitê que irá elaborar políticas públicas para o setor

Ministério da Cultura,
11 February 2010, Brazil

A Portaria nº 7, assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, nomeando os representantes do Comitê Brasileiro de Internacionalização e Economia da Arte Contemporânea (CBIEAC), para um mandato de dois anos, foi publicada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, no Diário Oficial da União (Seção 2, página 11).

O Comitê foi criado no âmbito do Programa Brasil Arte Contemporânea, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), com o objetivo de operacionalizar as ações de fortalecimento do mercado interno das artes plásticas e visuais, bem como promover a internacionalização deste segmento.

O grupo irá elaborar medidas de regulamentação do comércio internacional das artes visuais do Brasil, definindo critérios para as exportações e promovendo a facilitação da remessa dos produtos nacionais a outros países. Além da normatização do comércio internacional, o Programa também deverá lançar prêmios de estímulo aos artistas nacionais, para a divulgação de seus trabalhos em exposições no exterior.

A composição do Comitê, definida na Portaria, reuniu representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao campo artístico nacional e buscou uma ampla representatividade no mundo das artes visuais, procurando dar maior visibilidade às expressões artísticas do país. A equipe será coordenada pelos representantes da SPC/MinC, Afonso Henrique Martins Luz e Maribel Alves Fierro Sevilla.

http://www.cultura.gov.br/site/2010/02/11/brasil-arte-contemporanea-2/