Ministra Marta Suplicy recebe o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

FUNARTE,
13 January 2014, Brazil

Reunião tratou do Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística dos municípios da serra fluminense. Proposta é estimular a cadeia produtiva da região, afetada pelas chuvas em 2011

Na tarde do dia 13 de janeiro, no Auditório Muniz Aragão do Palácio Gustavo Capanema, sede da representação Regional do Ministério da Cultura no RJ e ES, no Centro do Rio de Janeiro, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura – RJ – organização que reúne administradores dos 15 municípios da Região Serrana desse estado. A pauta da reunião foi o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades da região, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região.

O Fórum foi representado por vários delegados dos municípios integrantes da organização, coordenados por sua presidente, Nara Zeitune – Chefe do Serviço de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis. Estiveram presentes à reunião o Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; a coordenadora de Comunicação do MinC, Muriel Rohde; a coordenadora de Comunicação da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Camilla Pereira; entre outros.

O Projeto Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet), para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na Região Serrana fluminense. As agendas municipais funcionariam num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e plateia, para as mais diversas atividades; além de possibilitar a circulação das ações; além de oficinas. Estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.

A Ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do Fórum sobre a implementação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente, para que possa ser revalidada a sua autorização.“É importante dar mais alento e reforçar a auto-estima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas”, disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.

O projeto foi desenvolvido dentro do contexto das propostas de recuperação e desenvolvimento da região, afetada pelo excesso de chuvas e deslizamentos, em 2011. Segundo o Fórum, cerca de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa, cujos objetivos são: aproximar culturalmente os municípios; facilitar o acesso à produção local disponível, mas ainda pouco difundida; além de dar mais oportunidades a criadores locais e apoiar a expansão do seu trabalho. A proposta foi aprovada pelo MinC, em 2012, para captação de patrocínio, no valor estimado de cerca de R$ 5 milhões.

 

http://www.funarte.gov.br/funarte/ministra-marta-suplicy-recebe-o-forum-serrano-de-gestores-publicos-de-cultura-%e2%80%93-rj/